O Cinema da Minha Vida

[setembro – dezembro 2016]


O Cine-Clube da Ilha Terceira orgulha-se de recuperar uma sala cheia de pergaminhos, a sala da Recreio dos Artistas, onde pretende exibir cinema europeu de qualidade, aos sábados, pelas 18h00 horas.

“O Cinema da Minha Vida” resulta de uma parceria com a Recreio dos Artistas, através do apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e da Junta de Freguesia da Sé, na criação de condições para a reabertura ao público de uma sala de cinema tão querida dos terceirenses e do Cine-Clube da Ilha Terceira, onde tantas vezes no passado exibiu cinema.

Este projeto conta ainda com o apoio da Direção Regional da Cultura, da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Associação Cultural Burra de Milho.

Sábado, 24 de setembro, pelas 18h00

Que melhor maneira de começar do que estreando na Terceira o filme «Cinzento e Negro», de Luís Filipe Rocha? Considerado um dos mais versáteis realizadores nacionais da sua geração, Luís Filipe Rocha está de regresso com «Cinzento e Negro», a sua 11.ª longa-metragem, numa carreira que inclui títulos como «Adeus, Pai» (1996) e «Camarate» (2001). Recorde-se que «Adeus, Pai» tinha por cenários a Terceira e S. Miguel. Agora, em «Cinzento e Negro», temos o Pico e o Faial.

Cinzento e Negro

De: Luís Filipe Rocha
Com: Joana Bárcia (Maria), Filipe Duarte (Lucas), Miguel Borges (David), Mónica Calle (Marina)
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/12
Brasil/Portugal, 2015, Cores, 126 min.

O filme conta a história de Maria, uma mulher traída pelo companheiro, David, que lhe rouba um saco de dinheiro e foge, refugiando-se na ilha do Pico. Humilhada e furiosa, pensa apenas na vingança, pedindo a um inspetor da Polícia Judiciária, Lucas, que persiga e encontre o ex-companheiro. Entretanto, David, numa visita à ilha do Faial, apaixona-se por Marina, empregada do mítico bar Peter Café Sport. O amor vai alterar o curso dos acontecimentos, desenhando-se no cimo do Pico um confronto final, em jeito de tragédia grega, para que Maria e David ajustem as contas que o destino lhes traçou.

Produzido pela Fado Filmes, «Cinzento e Negro» é, pois, um filme dramático sobre amor, traição e vingança. Esteve em competição na edição de 2015 no Festival Caminhos do Cinema Português, onde saiu vencedor em duas categorias: Melhor Actor (Filipe Duarte) e Melhor Banda Sonora Original (Mário Laginha). Foi ainda vencedor, no Festival de Cinema Figueira Filme Art, dos prémios de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento (Luís Filipe Rocha), Melhor Atriz (Joana Bárcia) e Melhor Fotografia (André Szankowski). Marcou também presença no Festival dos Cinemas do Mundo de Montreal (Canadá) e na 39.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil).


Sábado, 22 de outubro, pelas 18h00


Deus Existe e Vive em Bruxelas

De: Jaco Van Dormael
Género: Fantasia, Comédia
Com: Pili Groyne, Benoît Poelvoorde, Yolande Moreau, Catherine Deneuve
Classificação: M/14
Bélgica/ França, 2015, Cores, 113 min


Afinal, Deus existe, mora em Bruxelas (Bélgica) e é um senhor de meia-idade muito rabugento que se diverte a infernizar a vida de todos os seres humanos. É então que Eva, a sua filha de 10 anos, farta de o ver ser malvado, decide rebelar-se. Para isso, entra no seu computador privado e envia um SMS a todos os habitantes da Terra com as datas das suas respectivas mortes. Esta informação vai alterar totalmente a ordem das coisas, pois, com a noção do tempo que lhes resta para viver, as pessoas começam a agir despreocupadamente, inventando formas de aproveitar a vida. Agora, sem saber o que fazer para reverter a situação, Deus vê-se a braços com um problema de proporções inimagináveis…


O filme, com bons pormenores de realização, é um divertimento em torno da figura de Deus, na frágil tentativa de nos confrontar com a condição humana. Foi apresentado na Quinzena dos Realizadores e nomeado para Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.


Sábado, 19 de novembro, pelas 18h00


O Clube

Título original: El Club
De: Pablo Larraín
Com: Alfredo Castro, Roberto Farías, Antonia Zegers
Género: Drama
Classificação: M/18
Chile, 2015, Cores, 98 min.

Quatro sacerdotes vivem isolados numa velha casa junto ao mar, em La Boca (Chile). A única companhia é uma freira que cuida deles e lhes vigia os passos. Pecadores, foram excomungados pela Igreja e encontram-se ali para expiar os crimes mais ignóbeis. A casa funciona como uma espécie de isolamento e penitência para que esses padres sejam impedidos de exercerem as suas funções sacramentais perante qualquer comunidade, mistura de casa de repouso, internato e prisão, onde tentam seguir os ensinamentos divinos, mas são impedidos de entrar em contacto com o mundo externo. Os dias passam e nada parece alterar as suas vidas, até que para lá é enviado um quinto homem, também caído em desgraça. Essa chegada vai transformar toda a dinâmica da casa, fazendo-os regressar ao passado e reavivando as suas culpas e dores.


Filme dramático que arrecadou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema de Berlim e foi também nomeado para Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A Alfredo Castro, o "ator-fetiche" de Larraín, juntam-se Roberto Farías, Antonia Zegers, Marcelo Alonso e Jaime Vadell, entre outros.


Sábado, 10 de dezembro, pelas 18h00


Um Dia Perfeito

Título original: A Perfect Day
De: Fernando León de Aranoa
Com: Benicio Del Toro, Tim Robbins, Mélanie Thierry, Olga Kurylenko, Fedja Stukan
Género: Drama
Classificação: M/12
Espanha, 2015, Cores, 106 min.


Uma equipa de cooperantes de uma ONG encontra-se algures nos Balcãs, imediatamente após a Guerra da Bósnia. Os experientes Mambrú (Benicio Del Toro) e B (Tim Robbins) e os seus companheiros deparam-se com um cadáver no único poço de água potável de uma aldeia. No meio do caos causado pelo conflito, encontrar uma corda para que o corpo possa ser retirado, de modo a que a população possa voltar a ter abastecimento de água, torna-se uma missão bastante mais complicada do que seria de esperar. A equipa de ajuda humanitária tenta resolver a crise na zona onde decorre um conflito armado: Sophie (Mélanie Thierry) acaba de chegar e quer muito ajudar; Mambrú já passou por tudo aquilo e só quer regressar a casa; Katya (Olga Kurylenko) em tempos quis Mambrú; Damir (Fedja Stukan) quer que a guerra acabe; e B não sabe o que quer. Pelo caminho, vão deparar-se com todo o tipo de pessoas, umas mais bem-intencionadas do que outras: militares, burocratas, milícias, bandidos. Humor, drama, emoção, rotina, perigo, esperança: tudo cabe num dia perfeito.


CINECLUBE DA ILHA TERCEIRA
cineclubeilhaterceira@gmail.com
Rua Dr Eduardo Abreu n.8
R/C Esquerdo
Santa Luzia
9700-072 Angra do Heroísmo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago