17 Janeiro | 21h00 | MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema

17 JANEIRO | 21H00
RECREIO DOS ARTISTAS
ENTRADA LIVRE

"Future Islands: Road Dawgs", de Jay Buim. 7 minutos. Prémio do Júri - Sonetos Cantados - Palco Internacional.


Após um ano a acompanhar os Future Islands, Jay Buim fez “Road Dawgs”. A curta retrata as relações próximas entre todos, os sacrifícios que fazem para conseguirem ter aquilo que ambicionam e o quão cansativo pode ser estar constantemente em digressão.

Trailer:

 

"Phil Mendrix", de Paulo Abreu. 70 minutos. Prémio do Júri - Odisseias Musicais - Palco Nacional.

O percurso de Filipe Mendes, considerado um dos melhores guitarristas nacionais, pelo rock português é longo - desde 1965 passou por bandas como Chinchilas ou Ena Pá 2000. Além dos materiais que reuniu desde 1994, o realizador Paulo Abreu acaba por retratar neste filme biográfico o início do rock em Portugal e o modo como foi explorado pelas várias bandas e músicos. 


Trailer:

 


e se a música pudesse ser vista?



Eis que chega à Terceira o MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, pela mão do Cine-Clube da Ilha Terceira, com exibições às terças-feiras, na sala da Recreio dos Artistas, sempre pelas 21h00. Seis sessões, doze filmes (longas e curtas-metragens), entre 10 de janeiro e 14 de fevereiro. Diferentes realizadores, diferentes músicas, diferentes olhares. Um denominador comum: o ritmo.

Na primeira sessão (10 de janeiro) são exibidos “Porque Não Sou o Giacometti do Século XXI”, de Tiago Pereira e “Guitarras ao Alto”, de Daniel Mota. Seguem-se (17 de janeiro) “Future Islands: Road Dawgs”, de Jay Buim e “Phil Mendrix”, de Paulo Abreu; a 24 de janeiro, “O Armazém do Limoeiro”, de Fábio Bardella e Filipe Augusto e “Filhos de Bach”, de Ansgar Ahlers; a 31 de janeiro, “Rendufe”, de Miguel Filgueiras e “Benjamim: Auto Rádio”, de Gonçalo Pôla; a 7 de fevereiro, “Pontas Soltas”, de Ricardo Oliveira e “Afinando Pessoas, Pássaros e Flores”, de Luís Margalhau. Na última sessão, a 14 de fevereiro, “Alouette”, de Shai Itzhar e “Melody of Noise”, de Gitta Gsell.

Cansados de ver a produção cinematográfica que se faz em redor da música inserida apenas em pequenas secções de outros festivais de cinema, Cláudia Correia, Filipe Pedro e Joana Fonseca decidiram inverter os acordes. Membros fundadores da cooperativa cultural FWD COOP CRL, criaram o Muvi - Festival Internacional de Música no Cinema, cuja primeira edição teve lugar em Lisboa, em 2014.

Assim, a partir do mote «Vê além do que ouves» o MUVI junta o público que gosta de música com o cinema, incentiva a criação autoral na área do cinema musical, ensaia aproximações entre o universo da música e o do cinema contemporâneo e potencia a circulação de obras e de autores nas áreas do cinema e da música em território nacional e internacional.

Além dos clássicos relacionados com música (Acordes Históricos), das sessões especiais, das palestras, dos concertos e das exposições, o Muvi apresenta anualmente em Lisboa uma secção competitiva com longas (Odisseias Musicais), curtas (Sonetos Cantados) e vídeos musicais (Canções Com Gente Dentro).

O único festival de cinema específico sobre música em Portugal, contou, na primeira edição, de 3 a 7 de setembro de 2014, com cerca de 2000 pessoas. Na segunda edição, de 1 a 7 de dezembro de 2015, estiveram presentes 3200 pessoas. De 29 de novembro a 5 de dezembro de 2016 marcaram presença no Muvi cerca de 4.000 pessoas, que participaram em quase 150 eventos - sessões de cinema, filmes-concertos, concertos, exposições e festas.


PROGRAMAÇÃO
SESSÃO 3
24 JANEIRO | 21H00

"O Armazém do Limoeiro", de Fábio Bardella. 18 minutos. Prémio do Júri - Sonetos Cantados - Palco Internacional.
Trailer: https://vimeo.com/196088562

"Filhos de Bach", de Ansgar Ahlers. 91 minutos. Prémio do Júri - Odisseias Musicais - Palco Internacional.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Fjom0cTUx88 

SESSÃO 4
31 JANEIRO | 21H00

"Rendufe", de Miguel Filgueiras. 31 minutos. Competição Palcos Cantados - Palco Nacional.
Trailer: https://vimeo.com/154419425

"Benjamim: Auto Rádio", de Gonçalo Pôla. 94 minutos. Competição Odisseias Musicais - Palco Nacional.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_zoKj16nCR8

SESSÃO 5
07 FEVEREIRO | 21H00

"Pontas Soltas", de Ricardo Oliveira. 40 minutos. Prémio do Júri e Prémio do Público - Sonetos Cantados - Palco Nacional.
Trailer: https://vimeo.com/190099084

"Afinando Pessoas, Pássaros e Flores", de Luís Margalhau. 65 minutos. Prémio do Público - Odisseias Musicais - Palco Nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"A Paixão de Van Gogh" | 19 Maio | 18h00 | Recreio dos Artistas

Cine Atlântico - Mostra de Cinema Português Mar e Ilhas

O Cine Atlântico homenageia o realizador António de Macedo