Sessão II - Cine'Eco|Seia - Extensão Madalena - 24 de Março - 21h00

 
 
2ª sessão da Extensão aos Açores
Festival Cine’Eco|Seia 2017
Madalena | ilha do Pico


Os documentários Árvore (Tree), de Sadeg Akbari, Petróleo no Algarve, de Miguel Saraiva, Lipe, vovô e o monstro, Felippe Steffens, As baleias e as ilhas selvagens (Whales and wild isles) e Os guardiães da água. Carnia revolta-se (I custodi dell ́acqua. La Carnia si ribella), são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira e a Câmara Municipal da Madalena, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, apresentam na 2ª sessão da Extensão ao concelho da Madalena do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima sexta-feira, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 24 de março, pelas 21h00, no Auditório Municipal da Madalena.

A Árvore (Tree), de Sadeg Akbari, Irão, 2016, 1’40’’, é uma curta animação sobre um homem que não consegue cortar uma árvore.

Petróleo no Algarve (Petroleum in Algarve), de Miguel Saraiva, Portugal, 2016, 3’18’’, é um alerta para riscos da exploração de hidrocarbonetos. Um grupo de cineastas e publicitários portugueses criou este documentário com o objetivo de esclarecer sobre a exploração de petróleo na região algarvia. O filme, com voz-off em inglês, (legendado em português), pretende informar sobre o que já foi feito e o que está previsto fazer em relação à prospeção, exploração e produção de petróleo e gás natural em Portugal, sobretudo na região algarvia, terminando com um apelo à população mundial.

Na animação Lipe, Vovô e o Monstro (Lipe, The Grandfather and the Monster), de Felippe Steffens, Brasil, 2016, 8’48’’, um menino vai passar o fim de semana junto dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade. Este filme foi realizado em conjunto com os alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giudice, em Porto Alegre, no sul do Brasil.

Em As Baleias e as Ilhas Selvagens (Whales and Wild Isles), de Susanne Becker, Canadá/Alemanha, 28’16, 2015, a costa do Pacífico no noroeste do Canadá é um belo deserto. Uma escuna (um pequeno barco de dois mastros) chamada “Maple Leaf” faz cruzeiros através da incrível Great Bear Rainforest. O Capitão Kevin e sua equipa levam alguns hóspedes a bordo para observarem as riquezas da costa e a aura mágica das jubartes, uma certa espécie de baleias. Esta é uma viagem através de um paraíso ameaçado.

Em Os Guardiães da Água. A Carnia Revolta-se (I custodi dell ́acqua. La Carnia si ribella), de Giulio Squarci, Itália, 60’, Prémio Antropologia Ambiental do Cine’Eco de 2016, a ação situa-se em Carnia, uma zona remota dos Alpes orientais em Itália, onde o tempo parece que está dormindo ao longo dos ritmos cíclicos da natureza. Uma intervenção sobre os recursos hídricos locais, ditada por interesses económicos externos, faz renascer um sentimento de pertença do território na população local. Através de uma revolução tranquila a gentes de Carnia organizam-se para se juntarem a um movimento mais amplo contra a privatização dos recursos hídricos. Este documentário independente dá ênfase às relações humanas com a água e a importância da participação social.

Estes cinco filmes/documentários dão continuidade à Extensão aos Açores | Madalena do Pico do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorre ilhas Terceira (numa parceria do Cine-Clube da Ilha Terceira com o Observatório do Ambiente dos Açores, a Sociedade Espeleológica Os Montanheiro e a Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas), do Faial (numa organização do Observatório do Mar dos Açores), e de São Miguel (numa iniciativa conjunta do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube), com entrada livre.

Na Madalena do Pico, ao longo das próximas sextas-feiras, até ao dia 19 de Maio e no dia 9 de junho, terão lugar sessões no Auditório Municipal da Madalena, encontrando-se a programação detalhada disponível em


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago