Sessão VIII - Cine'Eco - 25 de Abril - 21h00 - Sede "Os Montanheiros"


8ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira

do Festival Cine’Eco|Seia 2017


Uma eco quinta no teto do mundo (The eco farm on the world's rooftop), de Giovanni Ortolani, O Jovem e o mar (The young man and the sea), de Till Schauder, Holanda, e O clima, os homens e o mar (Le climat, les hommes et la mer), de Christophe Cousin e Michael Pitiot, França, são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanherios, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 8ª sessão da Extensão à ilha Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima terça-feira, dia 25 de abril, pelas 21h00, na sede d’Os Montanheiros (Rua da Rocha), em Angra do Heroísmo.

Uma eco-quinta no tecto do mundo (The eco farm on the world's rooftop), de Giovanni Ortolani (Itália), 2015, 5’, Prémio Curta-Metragem Internacional – Cine’Eco 2016, é a história de Govinda Bedraj, que fundou a Mountain View Eco-Farm, no Nepal, para criar um espaço amigo do ambiente, um centro de aprendizagem para os visitantes e para mostrar um exemplo de agricultura biológica mais sustentável e saudável para produção de alimentos no seu país.


Em O jovem e o mar (The young man and sea), de Till Schauder, Holanda, 44’, 2015, Boyan Slat, é um jovem de Delft, na Holanda, muito diferente dos outros. Aos 21 anos, passou os últimos três anos a tentar encontrar uma solução para um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo: a poluição de plástico nos oceanos do mundo. Começou com uma palestra aos 17 anos e como um dos mais jovens apresentadores de todos os tempos. Com isso, Boyan recolheu numa cerca de 2 milhões de dólares para arrancar com a campanha. O seu objetivo é limpar todo o plástico dos oceanos do mundo. O realizador Till Schauder, com a sua equipa, acompanhou Boyan durante nove dias de navegação nas Bermudas até à mancha de lixo do Atlântico Norte, onde Boyan recolheu dados cruciais para o maior projeto de limpeza na história da humanidade.


O clima, os homens e o mar (Le climat, les hommes et la mer), de Christophe Cousin e Michael Pitiot, França, 2016, 52’, explica-nos que, afinal, quando se trata de regular as temperaturas globais podemos esquecer a floresta Amazónica. São os oceanos que na realidade são os pulmões do planeta. Este filme são quatro histórias de quatro cantos diferentes do mundo, que revelam os laços por vezes invisíveis entre o homem e o mar.

Estes três filmes/documentários dão continuidade à Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, e na Madalena do Pico, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira aquela autarquia. Todas as sessões são sempre de entrada livre.


Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 2 de maio, terão lugar sessões, divididas entre Sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros, encontrando-se a programação detalhada disponível em





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago