SESSÃO IX - CINE'ECO | 02 MAIO | 21H00 | RECREIO DOS ARTISTAS


9ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira
do Festival Cine’Eco|Seia 2017

 RECREIO DOS ARTISTAS

Os documentários O ouro de Tresminas – tecnologia mineira romana, de Rui Pedro Lamy, Portugal, e Furacão (Ouragan), de Cyril Barbancon, Jacqueline Farmer e Andy Byatt, França,  são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanherios, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 9ª e última sessão da Extensão à ilha Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima terça-feira, dia 2 de maio, pelas 21h00, na Recreio dos Artistas, em Angra do Heroísmo.

O ouro de Tresminas – tecnologia mineira romana, de Rui Pedro Lamy, Portugal,

2015, 19’32’’, leva-nos ao norte de Portugal onde se encontra uma das mais importantes áreas mineiras de ouro de todo o Império Romano. Os testemunhos expressivos dessa exploração e da tecnologia empregue podem ainda ser observados no local. Enormes frentes de trabalho a céu aberto, profundas galerias e uma complexa rede hidráulica de canais ainda hoje impressionam pela sua extensão e estado de conservação. Muita da mais valiosa moeda cunhada em Roma no séc. I e II d.C. foi com o ouro extraído neste território mineiro, o mais importante do Portugal Romano.

Em Furação (Ouragan), de Cyril Barbancon, Jacqueline Farmer e Andy Byatt, França, 83’, Grande Prémio da juventude – Cine’eco 2016, vemos 200 km/h de ventos, 18 ciclones, 12 países. Andy Byatt (Planeta Azul, Terra), Cyril Barbançon e Jacqueline Farmer uniram-se com a NASA e com o compositor Yann Tiersen para nos trazer esta experiência emocionante e envolvente para o grande ecrã. Começando a sua tumultuosa jornada com uma ameaçadora tempestade de areia no Senegal, em direção ao oeste através do Atlântico, para lançar enormes navios e ondas às avessas, em seguida embate nas selvas do Caribe. Viver dentro deste furacão é verdadeiramente impressionante, assustador e inacreditável. O poder deste furacão torna-se um espectáculo magnífico. Vamos vê-lo a partir do espaço, através dos olhos de animais, desde as salas de operações das agências de emergência destinadas a avisar-nos e ajudar-nos a lidar com o furacão E vemo-lo ainda a partir do solo, à medida que explode e liberta a sua fúria em cima de nós.

Estes dois filmes/documentários concluem a Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorre nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, e na Madalena do Pico, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira aquela autarquia. Todas as sessões são sempre de entrada livre.

Na Terceira, ao longo das últimas terças-feiras, desde o dia 7 de março, tiveram lugar sessões, divididas entre sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago