40º ANIVERSÁRIO CINE-CLUBE ILHA TERCEIRA - 29/30 SETEMBRO


*  *  *

O Cine-clube da Ilha Terceira celebra o seu 40º aniversário com a exibição do documentário inédito “Danças de Carnaval – Teatro Popular” (1979), do clássico “Metropolis” (v. 2010), e conferências sobre o cineclubismo e o Plano Nacional de Cinema.

*  *  *



O Cine-Clube da Ilha Terceira foi fundado em 1977 por um grupo de terceirenses interessados na exibição e divulgação de cinema de qualidade. Com uma atividade pujante nas duas primeiras décadas de atividade, o Cine-Clube foi progressivamente reduzindo as suas exibições, até cessar a sua programação.

Após um período de inatividade, em 2013, interessados em recuperar o património de uma importante entidade cultural da ilha Terceira, um grupo de interessados pelo cinema reativou o Cine-Clube, promovendo desde então um conjunto regular de exibições, ciclos de cinema, mostras, conferências e de trabalho junto das escolas no sentido de promover o cinema junto dos mais novos.

Em setembro de 2017 celebram-se os 40 anos sobre a data de fundação da associação cultural sem fins lucrativos Cine-Clube da Ilha Terceira. Declarada Entidade de Utilidade Pública por despacho de S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores, em junho de 2017, o Cine-Clube da Ilha Terceira pretende homenagear a sua existência com duas exibições e um espaço de discussão e debate sobre o cinema e o cineclubismo nos dias de hoje. 


PROGRAMA 40º ANIVERSÁRIO CINE-CLUBE ILHA TERCEIRA

__________________

 29 SETEMBRO

// 20H00
Exibição do documentário
Danças de Carnaval – Teatro Popular
(1979 – 21’13’’ – Realização de Manuel Martins)
____________________________
Sinopse
Filmado em 1979 no formato Super 8 mm, pretendeu registar o teatro popular na ilha Terceira com duas danças de espada, uma das Lajes, com imagens do ensaio e apresentação ao público, e outra realizada por soldados do Regimento de Infantaria 17 “puxada” a dois mestres e versando a Batalha de Aljubarrota.
Este documentário participou, em 1980, no Festival Internacional Super 8 em Toronto, Canadá, com o número 169, na categoria de Factos e Documentários, tendo sido a segunda das duas participações portuguesas.
Uma cópia deste documentário de 23 minutos foi adquirida por um serviço educativo da Secretaria Regional de Educação e Cultura.

// 21H00
Conferências/Debate

Contextos e Paradigmas do Cineclubismo Português” por António Costa Valente
____________________________
Sinopse
Uma reflexão sobre os contextos e paradigmas que marcaram uma parte significativa da história dos cineclubes em Portugal, e a procura das fronteiras e das continuidades que parecem marcar os cineclubes dos nossos dias.

“O Plano Nacional de Cinema: literacia fílmica e criação de redes entre instituições culturais e educativas” por Elsa Mendes
____________________________
Sinopse
Esta comunicação incide sobre duas das grandes linhas orientadoras do PNC: por um lado, problematiza o contributo da literacia fílmica no âmbito de aquisição de multiliteracias por parte dos jovens; por outro, assume a constituição de redes de comunicação entre os organismos tutelados pela área da Cultura e pela área da Educação como eixo incontornável de dinamização de uma cultura do cinema e do audiovisual junto das comunidades educativas.


//22h30

Convívio de Aniversário
Os 40 Anos do Cine-Clube da Ilha Terceira


30 SETEMBRO
// 21H00
Exibição do Filme
“Metropolis” (201o)
____________________________

Sinopse
Versão restaurada do original Metropolis, de Fritz Lang, de 1927, depois de, em 2008, ter sido descoberta uma versão original do filme, num museu na Argentina. Depois de um longo processo de restauração, o filme foi finalmente apresentado na sua versão completa e original à intenção do realizador a 12 de fevereiro de 2010.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago