"Neruda" | 9 de Dezembro | 18h00 | Recreio dos Artistas

O CINEMA DA MINHA VIDA
apresenta

Neruda
de Pablo Larraín




* * * * * * * * *

Assinado pelo realizador chileno Pablo Larraín, com argumento de Guillermo Calderón, Neruda é um filme policial onde a verdade se mistura com a ficção. 


De todos os momentos amplamente documentados da vida de Pablo Neruda, este filme aborda um período misterioso, o do exílio do poeta, transformando a biografia num exercício de imaginação.

Chile, 1948. No Congresso, o senador Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto (Luis Gnecco) – também conhecido por Pablo Neruda, o seu pseudónimo literário – critica ferozmente o Governo e a sua repressão anticomunista. Por esse motivo, o presidente Gabriel González Videla (Alfredo Castro) exige a sua destituição imediata e inicia uma perseguição. Neruda e a mulher, a pintora Delia del Carril (Mercedes Morán), refugiam-se sob nomes falsos no sul do país. No seu encalço, para onde quer que se movam, têm o temível inspetor Óscar Peluchonneau (Gael García Bernal). Esta perseguição acaba por se transformar num jogo quase divertido, em que Neruda deixa pistas ao seu inimigo, à medida que se reinventa como personagem literária e também como símbolo de liberdade...

* * * * * * * * * *

Título original: Neruda
De: Pablo Larraín
Com: Gael García Bernal, Luis Gnecco, Mercedes Morán
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
ESP/FRA/EUA/ARG/Chile, 2016, Cores, 107 min.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago