8ª Sessão da Extensão do Cine'Eco // 24 de Abril 21h00 | Observatório do Ambiente dos Açores

8ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira

do Festival Cine’Eco|Seia


Os documentários Plantae, Criados na Serra, Semente Exterminadora, e Erva Daninha, são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanheiros, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 8ª sessão da extensão do Festival Cine’Eco | Seia do corrente ano à ilha Terceira, que ocorre na terça-feira, dia 24 de abril, pelas 21h00, no Observatório do Ambiente dos Açores (antiga Casa do Peixe), em Angra do Heroísmo.

Em Plantae, de Guilherme Gehr (Brazil), 2017, 10’25’’, Menção Honrosa Júri da Juventude, ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza.


O documentário Criados na Serra (Raised in the Mountains), de Maria Inês Santos Mesquita, (Portugal), 2016, 10’46’’, Prémio Panorama Regional – Competição de Filmes de Língua Portuguesa e Menção Honrosa Júri da Juventude, leva-nos por entre paisagens de rocha e vazio onde ecoam histórias de um medo que já não existe.


Em Semente Exterminadora (Exterminator Seed), de Pedro Neves Marques (Portugal/Brazil), 2017, 26’, um derrame de petróleo contamina a costa brasileira. Capivara, trabalhador numa plataforma petrolífera, é evacuado para o Rio de Janeiro, onde a população ainda não tem conhecimento do desastre que se aproxima. Apesar do perigo, Capivara deseja apenas retornar às plataformas de petróleo em alto mar. Na cidade, é ajudado por Ywy, uma mulher androide, que o convence a viajar para a sua terra, Mato Grosso do Sul, em busca de emprego nas plantações de monocultura de soja e milho. Aqui, Ywy conta a Capivara que conhece muito bem estas plantações transgénicas. Ela fala-lhe da infertilidade daquelas sementes geneticamente modificadas e de uma androíde.

Erva Daninha, (Weed), de Marta Jorge, (Portugal), 2016, 30’ (RTP/Linha da Frente), é o herbicida mais usado em Portugal e no mundo. A OMS classificou-o como potencialmente cancerígeno. Em Portugal não existem análises ao glifosato. A reportagem acompanhou os primeiros exames a famílias portuguesas. Os resultados foram surpreendentes. ‘Erva Daninha’ deu origem a uma mudança na legislação em Portugal.
Estes quatro filmes/documentários integram a 8ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorre nas ilhas de São Miguel, São Jorge e Faial, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira, a Câmara Municipal de Seia e instituições locais. Todas as sessões são sempre de entrada livre.


Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 1 de maio, terão lugar sessões, divididas entre a sala de cinema da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira, http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt ou http://www.montanheiros.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago