A FACA regressa à ilha Terceira no dia 27 de setembro na Recreio dos Artistas



A FESTA DA ANTROPOLOGIA, CINEMA E ARTE REGRESSA À RECREIO DOS ARTISTAS

O Cine-Clube da Ilha Terceira, a NAVA e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia trazem à ilha Terceira uma nova edição da FACA - Festa da Antropologia, Cinema e Arte, que decorre na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro, pelas 21h00, na sala de cinema da Recreio dos Artistas, com a exibição dos seguintes documentários: 


Ricardo Branco | FORA DE CAMPO, 6’, Portugal, 2016
Sinopse: Três irmãs recordam uma fotografia da sua infância.


Inês Ponte | 127 FOTOGRAMAS OU 34 CENAS DE NELSITA, 14’, Portugal/Angola, 2016
Sinopse: Curta-metragem video feita a partir da combinação de materiais de arquivo, fotografias a preto e branco e cópia dvd do filme originalmente rodado em 16mm, Nelisita, uma longa-metragem de etnoficção realizada por Rui Duarte em 1982. Nelisita combina duas narrativas orais dos Ovamwila, povos agro-pastoris do Sudoeste de Angola. 127 fotogramas... é uma versão curta deste conto mágicorealista, passado num período onde a fome impera, e acompanha a busca e os encontros de um homem para alimentar a sua familia. Os espíritos não gostam dos feitos que este homem alcança, prendendo toda a gente na aldeia, e desafiando Nelisita, o filho ainda livre do vizinho desse homem, e que se gerou sozinho, a recuperar os aldeões de volta. As duas histórias ovamwila foram recolhidas durante os anos 1970 por Carlos Estermann, um padre etnografo que passou cerca de 50 anos no Sudoeste de Angola.

Catarina Simão | EFEITO E REDAÇÃO (EFFECTS OF WORDING), 29’, Portugal/Espanha/Moçambique, 2014
Sinopse: Effects of Wording leva à exaustão a noção do arquivo como gesto de ler o mundo, procurando em três diferentes continentes, a história do Mozambique Institute.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago