"Cinema Paraíso" | 6 de setembro | 21h00 | Auditório do Ramo Grande

O OUTRO LADO DO CINEMA
apresenta

CINEMA PARAÍSO
de Giuseppe Tobias Tornatore


AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE
6 DE SETEMBRO 21H00




O projeto "O Outro Lado do Cinema" retoma a sua atividade, uma quinta por mês, pelas 21h00, no Auditório do Ramo Grande. Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore, é já no próximo dia 6 de setembro. Cinema de qualidade, uma vês por mês, numa parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira e a Câmara Municipal da Praia da Vitória e Cooperativa Praia Cultural.



Cinema Paraíso, de Giuseppe Tornatore

Título original: Nuovo Cinema Paradiso
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ITA/FRA, 1989, Cores, 120 min.

Sinopse: Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta (Jacques Perrin) recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Philippe Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso.

30º aniversário deste grande sucesso, que constitui uma admirável incursão pela memória adolescente no cinema, memória evocada por um realizador italiano que regressa à sua aldeia natal para assistir ao enterro do projecionista do velho cinema já encerrado. A morte daquele homem representa o fim de um tempo e de uma forma de viver e de ver cinema, que, de súbito, milagrosamente, pela força das imagens, ressuscita no fabuloso final com a projeção dos beijos roubados pela censura.




Outro Lado do Cinema é uma co-organização da Câmara Municipal da Praia da Vitória/Cooperativa Praia Cultural e o Cine-Clube da Ilha Terceira, que tem como objetivo principal o de apresentar, na cidade da Praia da Vitória, cinema de qualidade com programação regular - as exibições são sempre às quintas-feiras, às 21h00 horas, com projeção no Auditório do Ramo Grande. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago