CINE ECO 2019 - Extensão Oficial da Ilha Terceira - 1ª Sessão - 12 Março às 21h00



O Cine-Clube da ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanheiros apresentam a VI Extensão Oficial do Cine'Eco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, na ilha Terceira.


O Cine'Eco é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. 

A extensão deste festival aos Açores acontece desde 2013. Este ano, serão exibidos filmes selecionados da edição de 2018 e que giram em torno do tema dos Quatro Elementos da Natureza: Água, Terra, Fogo e Ar. Elementos essenciais para a sobrevivência do ser humano e na sua relação com o ambiente e o planeta em que vive.

A extensão tem lugar nas ilhas Terceira, São Miguel, São Jorge e Faial, sendo que a Extensão da Ilha Terceira decorre de 12 de março a 14 de maio. As sessões são semanais e acontecem às terças-feiras. sempre às 21h00, de entrada livre, e divididas entre a sala de cinema da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em




12 MARÇO | 21H00 | SALA DE CINEMA DA RECREIO DOS ARTISTAS




SÁBIOS DA TERRA (Sabios de la Huerta)
David Segarra, Espanha, doc., 2018, 13’


Num mundo confuso, descobrimos os últimos homens e mulheres sábios onde menos os imaginávamos: entre os antigos camponeses do sul da Europa. Sábios da Terra recupera as histórias e experiências de homens e mulheres rurais. Através deles descobrimos um mundo cultural, humano e geográfico esquecido pela sociedade moderna. Histórias que guardam uma mensagem universal sobre a experiência humana.

* * * 

UTOPIA REVISITADA (Utopia Revisited)
 de Kurt Langbein, Austria, doc., 2018, 91’
GRANDE PRÉMIO AMBIENTE CINE’ECO (Environment Grand Prize)


Pessoas em todo o mundo procuram alternativas para além do capitalismo desenfreado, que, inerentemente, produz pessoas incrivelmente ricas por um lado, mas incrivelmente pobres por outro. Existe algum modelo para uma sociedade mais justa?


A Extensão Oficial do Cine'Eco Terceira é uma extensão organizada pelo Cine-Clube da Ilha Terceira, pelo Observatório do Ambiente dos Açores e a Associação Os Montanheiros. Com o apoio da Junta de Freguesia da Sé e da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas. O Cine'Eco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é uma organização do Cine Eco Seia, com o apoio do Município de Seia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago