"Imagens Proibidas" de Hugo Diogo | Domingo 10 de Março | 18h00 | Recreio dos Artistas

O CINEMA DA MINHA VIDA
apresenta


Imagens Proibidas
de Hugo Diogo


DOMINGO | 10 DE MARÇO | 18H00
SALA CINEMA RECREIO DOS ARTISTAS


Sessão especial com a presença do realizador Hugo Diogo e dos atores Elmano Sancho, Diana Costa e Silva, Ana Vilela da Costa, Anaís Mota e Paulo Lage. 


Sinopse: Em Londres, David vive tempos difíceis, tentando fugir às sombras e memórias de um grande amor perdido. Motivado por essa necessidade de fugir e pela vontade de descobrir o seu caminho, David decide regressar a Lisboa e leva com ele um projeto. Conhece Sam e Júlia e com elas pretende recriar o amor entre duas mulheres que não se conhecem, fotografando uma e outra e apenas permitindo que ambas se comuniquem através dele, e de fotografias polaroid: a prova visível de um amor, captado e criado por ele. Aos poucos, deixa-se envolver na teia que com tanto cuidado teceu. Mas o que à partida parecia ser um projeto fácil, poderá revelar-se inesperadamente arriscado.





Título: Imagens Proibidas
Título original: Imagens Proibidas
De: Hugo Diogo
Com: Elmano Sancho, Diana Costa e Silva, Ana Vilela da Costa, Dinarte de Freitas, Suzana Borges, Susana Sá, Rita Redshoes
Género: Romance
Classificação: -
Outros dados: CAN, 2016, Cores, 101 min.

* * * 


“David é um escritor português a viver em Londres, regressa a Portugal numa tentativa de esquecer um grande amor e de encontrar um novo significado para a sua vida. Em Lisboa percebe que tudo mudou, os amigos, a família, os pais, a cidade, o talvez tenha sido ele que mudou. Neste período, David vai também descobrir novas paixões, enquanto reencontra caras do seu passado, numa viagem ao seu interior. Como subterfúgio, planeia desenvolver dois projetos durante a sua viagem, juntar material para escrever um livro e fazer uma série de fotografias. Com este projeto, David procura recriar o amor entre duas mulheres que não se conhecem, fotografando uma e outra e apenas permitindo que ambas se comuniquem através dele, e das fotografias. Com a sua máquina polaroid, ele pretende captar não só a beleza destas duas mulheres pelas quais se vai deixando envolver, mas também o momento único em que elas se encontram, a prova vida desse amor. Este é o jogo que se revelará perigoso e difícil de jogar.”


* * * 

HUGO DIOGO (REALIZADOR)

Hugo Diogo nasceu no Seixal, em 1979, e é formado em Cinema e Televisão pela Middlesex University em Londres. Iniciou o seu trajeto como realizador em 2001 com a curta-metragem “Lua Azul”. Esta obra, para além do percurso nacional, foi seleção oficial do 10ª Raindance Film Festival no Reino Unido.

Em 2005, regressou à realização com a sua a sua primeira longa-metragem de ficção, “Incógnito”, retrato da relação de um casal, e da luta contra a doença mental de um dos conjugues, um drama onde as noções de realidade e ficção se fundem, para dar origem a uma atmosfera de paranoia.

A sua segunda longa-metragem “Marginais”, de 2010, filmada entre Lisboa e o Seixal, é um retrato do quotidiano conturbado de cinco habitantes dos subúrbios da capital, numa luta pela sobrevivência.

Revisitando o formato de curta-metragem, em 2010 dirigiu e produziu “O Tempo de Duas Músicas”, com a participação de Eduardo Frazão e Joana Santos nos papéis principais. Esta é uma navegação entre os destinos separados de um par cuja relação se rompeu. Alfama e o Príncipe Real são os cenários deste amor urbano, feito de memórias passadas, que são revisitadas enquanto a personagem principal tenta refazer a sua vida.

Já “Verão Invencível” é a história de amor de uma adolescente rural, que recusa aceitar a morte do pai e que está disposta a sacrificar tudo para lhe devolver a vida, num embate frontal com as suas noções de fé e a morte.

Fundou em 2011 a Lanterna de Pedra Filmes, uma distribuidora e produtora de cinema independente que, desde cedo se afirma, com uma forte linha editorial no seu catálogo. Atualmente tem diversos projetos em pré-produção, nas mais diversificadas plataformas do audiovisual.

No próximo dia 14 de março, estreia “Ladrões de Tuta e Meia”, filme protagonizado por Rui Unas, Leonor Seixas e Carlos Areia, que bebe da longa tradição da comédia portuguesa. 

ELMANO SANCHO
Elmano Sancho trabalha em Portugal, França e Espanha. Reside parcialmente em Lisboa e Paris. É bilingue em Português/Francês e fala fluentemente Espanhol e Inglês. Tem o curso de Formação de Atores da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), tendo estudado também em Madrid (Real Escuela Superior de Arte Dramático- RESAD), São Paulo/Brasil (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo- ECA/USP) e Paris (Conservatoire National Supérieur D´Art Dramatique de Paris - CNSAD). Representou nos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Brasil, Irão, Japão, Turquia, Cabo Verde.

Trabalhou com o Teatro da Garagem, Teatro dos Aloés, Jorge Silva Melo, Emmanuel Demarcy-Mota, Rogério de Carvalho, Ana Tamen, Miguel Abreu, Maria João Miguel, Paulo Alexandre Lage. Em 2010-11 trabalhou, em Paris, no elenco da Comédie Française, com Bruno Bayen e Jacques Allaire.

No cinema e na televisão trabalhou com Keren Ben Rafael, Odile Brook, Jorge Paixão da Costa, Hugo Diogo, Solveig Nordlund, Valéria Sarmiento, Jérôme Cornuau.


 ANA VILELA DA COSTA

Mestre em Teatro, especialização em Artes Performativas – Interpretação, na ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema (2014) e licenciada em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (2008).

Em teatro trabalhou com Christiane Jatahy (École des Maîtres); Francisco Campos (Projecto Ruínas); Ricardo Correia (Casa da Esquina); António Guedes (Teatro do Pequeno Gesto); Mónica Calle (Casa Conveniente); Alexandre Lyra Leite (Inestética Companhia Teatral); Vilmos Vajdai e Adam Fekete (TápTheatre, Budapeste, Hungria); Bruno Bravo (Pimeiros Sintomas); António Simão (Artistas Uni-dos); Ricardo Cabaça (33 ânimos); Fanny & Alexander, Ravenna, Itália; Marco Valerio Amico (Gruppo Nanou, Ravenna, Itália); Gianni Farina e Consuelo Battiston (Menoventi, Faenza, Itália); Cristina Ghinassi (In_Ocula, Faenza, Itália); Claudio Hochman; Ricardo Santos e Lina Ramos (Ani-mateatro); Sara SimSim (Personagem 17); Rob Clowes (The Lisbon Players); James Williams (The Lisbon Players; Dead Ant); Pedro Saavedra (PROTO); Paula Sousa (Teatroesfera); José Rui Martins (Trigo Limpo – Teatro ACERT); Ávila Costa (G.T.L).

Em cinema participou em diversas curtas e longas metragens: "Reaching Out" de Diego Nurse; "Spin-Off" de Farid Salame; "Al Berto" de Vicente Alves do Ó; "Imagens Proibidas" de Hugo Diogo; "O Regresso" de Pedro Branco; "Axilas" de José Fonseca e Costa; "A Rapariga da Máquina de Filmar" de André Vieira ou "As Maltratadas” de Ana Campina.

DIANA COSTA E SILVA

Diana Costa e Silva nasceu em Lisboa a 25 de Outubro de 1979.

No cinema, a atriz começou a sua carreira em 1994 (perto dos 15 anos), participando no filme Cinco Dias, Cinco Noites (1996) de José Fonseca e Costa, seguindo-se filmes como Duplo Exílio (2001) ou A Corte do Norte (2008). Pelo seu desempenho em Duplo Exílio, de Artur Ribeiro, Diana Costa e Silva seria distinguida no Festival de Cinema Luso-Brasileiro (2011), de Santa Maria da Feira.

Em televisão, para além de telenovelas como O Jogo (2003) ou Podia Acabar o Mundo (2008), a atriz participou em séries como Bocage (2006), Nome de Código: Sintra (2007) ou O Dia do Regicídio (2008). Foi precisamente pela sua participação em O Dia do Regicídio, de Fernando Vendrell, que Diana Costa e Silva foi uma das nomeadas no Festival de Televisão de Monte Carlo (2008), juntamente com Pedro Wallenstein, Ricardo Aibeo e Suzana Borges.

No teatro, em 2009, Diana Costa e Silva fez parte do elenco da primeira peça da recém-criada companhia Teatro da Terra (Ponte de Sor) intitulada A Casa de Bernarda Alba, de Lorca, com encenação de Maria João Luís.




"O Cinema da Minha Vida" é um projeto organizado pelo Cine-Clube da Ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Sociedade Filarmónica e de Instrução Recreio dos Artistas e a Junta de Freguesia da Sé, com o apoio da Direção Regional da Cultura, da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Associação Cultural Burra de Milho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago